quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Museu Histórico Nacional

Acima, a exposição de peças do Caminho de Santiago, que contava com obras originais e réplicas de construções sacras.

Antes que ouça comentários, não estava cometendo uma contravenção. Nesse museu era permitido fotografar sem flash. Então, com ajuda de um bom ângulo que melhor aproveitasse a luz escassa do ambiente e depois do computador, cheguei a imagens satisfatórias.


Eu anotei referências de todas as réplicas de igrejas que fotografei; material utilizado, ano e local de construção... essas coisinhas básicas. Mas não vou colocar esses dados aqui não.

Esse quadro foi pintado há uns 10 anos. Achei a composição interessante. Não sei se vai dar para observar bem pela foto, mas ele traz elementos que compõe a história do Brasil.

Eu também anotei o autor dele, mas poucos se interessam por esses dados, então eu vou deixar pra lá.


Medalhas de condecoração (eu, inclusive, me condecorei com uma, comprada no Museu Imperial, em Petrópolis) e moedas da época do Brasil Império.

Instrumentos de tortura, utilizados para marcar os negros. Servia como identificação, tal qual se faz com bois hoje em dia.

Fotografei para lembrar que nem tudo são ouros e honras na história do Brasil Imperial. Emporcalhada tal como hoje.

O passeio foi fascinante. Ficou feliz que me foi permitido fotografar e, assim, dividir um pouco com vocês.

3 comentários:

WWG disse...

Hi,Tatiana :) Nice blog, good photos
Look from Quebec Canada
http://www.wwg1.com

WWG :)

Anônimo disse...

ei, que bom que vc curtiu o Rio! Adorei seu blog!
o Rio é lindo mesmo, apesar de ser super suspeita pra falar alguma coisa... rs.
Abraço.

Anônimo disse...

adorei o blog. quero muito ir ao museu histórico nacional, mas a rotina atrapalha bastante. belas fotos.