terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Ah, a Biblioteca Nacional

Todo mundo sabe que eu vim ao Rio de Janeiro para estudar e, juro, estou cumprindo tudo direitinho.
Ontem, fui ao arquivo publico, que fica aqui perto do albergue. Chegando lah, descobri que eles fazem arquivos de documentos historicos. [Bruno, me lembrei de vc, pq tinha um balcao soh com documentos sobre integralismo, comunismo... essas coisas q vc curte]. Ai entrei numa sala para pedir informacao de onde encontrar arquivos de jornais. Primeiro, jah causei polemica por causa do sotaque. Depois, me disseram para ir para a Biblioteca Nacional, na Cinelandia.

Logico que fiquei logo com medo de me perder. Mas, vejam que maravilha, o metro (subterraneo) tem uma estacao chamada Cinelandia. hahahaha
E a biblioteca eh bem do lado.

Fiquei mt satisfeita em nao me perder... MAS*

Bem, entrei na biblioteca e logo me deparei com a burocracia para entrar...
Nada de canetas, somente lapis, bolsas trancada num armario, cracha de identificacao, catraca, porta, catraca de novo e um formulario para cada conjunto de tres rolos de transparencia de jornal que vc pega!
Eu fico logo irritada, mas entendo que deve-se preservar um patrimonio daquele, simplesmente pq as pessoas nao sabem respeitar - vai ver nem sabem quanto vale.

Entrei com a camera fotografica sem saber que nao podia. A seguranca da entrada nao se deu conta. Quando fui saindo, a seguranca pediu pra ver a bolsa e quando viu a maquina, mandou chamar a seguranca. Fiquei feliz... achei que fosse parar presa por fotografar a biblioteca. Pena que nao tirei nenhuma foto criminosa!

Ontem eu passei 5 horas na frente do monitor, analisando transparencias. Achei uma materia de Cazuza e fiquei tao feliz. Mas, chegando no albergue, fiz uma lista para me orientar.
Hoje a pesquisa teve mais sucesso...

Bem, ontem mesmo descobri que eles cobram o olho da cara por cada copia. To lascada! R$ 4,00 por CADA folha de A3!!!!

MAS*
Voltando pro albergue ontem, fui olhando as placas na estacao do metro com todo cuidado. Quando o som anunciou "estacao flamengo", desco eu, toda faceira, crente que estava no caminho certo. Resultado... desci uma estacao antes da minha, "Botafogo" (igualzinho - tudo nome de time) e tive que andar uma hora e meia para conseguir chegar no albergue.
Eu juro que mereco! Gente lesa soh vai assim! Hunf! Pensei em todos os palavroes possiveis... pior foi que precisei andar mais de 40 minutos para descobrir o que tinha acontecido.

Ok, ok... pode rir, VaKa... eu mereco!!

Hoje nao me perdi nem na ida nem na volta e nem fui pega em flagrante fotografando dentro da biblioteca.

Amanha vou ter que ir DE NOVO la. As copias demoram EM MEDIA 15 dias para ficar prontas e eu nao quero pagar o frete tb. Imagine quanto nao deve custar???

Para ninguem dizer que eu sou doida, que venho pro Rio ficar dentro de biblioteca, vou contar uma coisa engracada...
Eram 5h da manha. Eu estava dormindo. Eu e meus "coleguinhas" de quarto, como Filipe gosta de chamar. Agora eu divido o galpao (pq, ateh onde eu sei, quartos nao cabem 10 camas) com o italiano a quem eu dou um 'bom dia' simpatico todas as manhas, uma moca ("mossa") paranaese que veio com a filhinha para a pobre crianca fazer testes para novelas e comerciais e dois colombianos que roncam como porcos.
Pois bem. Acordei com Silvana (a paranaese agenciadora) dizendo "moco, moco... o que foi". Aih eu acendei o abajour da minha cama e o colombiano (Manoel, o nome da criatura) estava de pe. Depois ele deitou. E eu olhei Silvana com cara de assustada e perguntei o que tinha havido... "Ele fez xixi".
O camarada fez xixi nos sapatos de Silvana e da filha dela, que estavam ao lado da cama.
Olhe, sei nao...
Eu nao vi graca nenhuma e cheguei a conclusao que gente demais num lugar soh soh dah nisso. Em ... (bem... os MAMUTES sabem).

Amanha eu vou DE NOVO para a biblioteca. Achei a materia da Folha de Sao Paulo do dia 8 de julho de 1990, noticiando a morte de Cazuza.

RECADINHOS
Bruno > Ainda nao fui no Maracana, mas prometo que irei. Jah sei como chegar lah. Hoje, euquanto lia um jornal na biblioteca, vi que passou DR JIVAGO na Sessao da Tarde (sessao eh assim mesmo??) em 1984!!!
Filipe > Em 1984 Madonna lancou um video cassete??
Mamutes e Gazelas > Nao me envolvam nas brigas de vcs. Tati, nao acho que Renatinha ia chorar. Ela ia chamar o carinha da banda de revistas de corno e ia pegar um taxi, pq ela eh chique! Que bom que Antao chegou! Eu nao vou a um baile funk, mas pretendo ir a um ensaio da Mangueira!
Luquinhas > Fico esperando pra saber se vc quer as camisetas, ok? A entrevista eh dia 18.
Vakinha > Eu acho que vc ia adorar estar aqui. Ia ter mtas "paisagens" para vc analisar a "geografia' pelas ruas cariocas. Hahahahaha
Bel e Vitoco > Cade vcs???

6 comentários:

Anônimo disse...

Eitaa, ensaio da Mangueira é TUDO! Vc vai quando?
Ah, Tacy já virou uma gazela, ainda não escovada, mas está no caminho (sinto informar). Veio trabalhar hoje de terninho (tá chique agora). Foi ao shopping ontem renovar o guarda-roupa hehehe :p
Bjooo.

Anônimo disse...

Como não dizer, registramos esse momento, claro hahahaha :D
http://mamutando.blogspot.com

Anônimo disse...

apuEpaaaa
vim me defender e aumentar as intromissões no blog alheio.
Não abandono minha espécie...Antão não pode ficar só, tadinho....
Bem, o terninho foi fruto de SEU cliente, ABIH. O conheci...ele é louco!!!Não renovei meu guarda-roupa.
hunf!
Tese pronta!
bjs

Anônimo disse...

saudade da minha porquinhaaaa
espero um presente bem lindo de consolo viuuu

bem q vc sempre disse q queria dar um tempo
mas nunca achei q vc tivesse falando serioooo

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brunoro disse...

Tati
Faz amizade com o colombiano para vc ter onde ficar em Bogotá qdo precisares ir para lá.
Vc deveria aproveitar e tb fazer uns testes para alguma novela.
Menina, vc é desorientada né. Se se perdia em João Pessoa imagina no Rio.

Unknown disse...

eu to aqui, esperando tu voltar com as novidades ;)