domingo, 7 de janeiro de 2007

Chico no Canecao

Vou comecar o post de hj de traz pra frente...

Acabo de chegar do show de Chico Buarque. Fico parada tentando escolher o que escrever, pq milhares de coisas me passaram pela cabeca. Mandei mensagem para algumas pessoas das quais me lembrei enquanto estava esperando o show comecar, pq, me desculpem, depois que Chico pisou naquele palco, eu n consegui pensar em mais nada!

O repertorio era o do novo CD, "Carioca". Eu ouvi algumas vezes, mas nao consegui acompanha-lo na maioria das cancoes, o que acabou sendo otimo - so ele cantou. Eu me aproveitei do BIS, quando ele cantou "Joao e Maria", "Futuros amantes", "Quem te viu, quem te ve" e ... poxa... nao lembro o nome da outra musica... Era aquela que diz assim... "Eu vou estar na sua presenca, meu prezado rapaz / Mas aqui ninguem te aguenta mais... (etc, etc)"

Eu adoro todas!
Chico tocou tamborim, ensaiou um passinho de samba meio timido e distribuiu sorrisos aos nossos aplausos intusiasmados.

Aquele homem transforma tudo o que toca em poesia. Belisa diz que ele transforma tudo em um "sambinha" - eu diria que ele transforma o samba num mundo onde cabe tudo e todos.
A mesa 616 do friso lateral direito deu-me uma visao lateral dele. Logo eu, que queria era ver seus olhos azuis. Pelo telao, eu acompanhava a imagem daqueles olhoes lindos, que passeiam pela plateia enquanto ele canta... e vc fica com a sensacao de que ele canta pra vc...
Pelo menos eu tive essa pretenciosa impressao.
Eu podia! Estava a alguns metros dele...

Teve gente que gritou que ele era gostoso... outros, que o amavam. Eu concordava com tudo... Ele eh, sim, gostoso, e eu tb o amo!
Sei lah quem eh aquele homem ali em cima do palco. Nao sei de seus gostos, nem de suas manias, nem nunca trocamos cumprimentos ou uma conversa demorada. Mas quando ele comeca a cantar, eh Chico Buarque, dono da voz que eu ouvia desde crianca e que eh a sonoplastia dos fins de semana com meu pai e meu avo. Eh Chico, simplesmente, como deve ser pra muitos outros fas desses versos magicos, que dizem o "indizivel" e conseguem transpirar os nossos pensamentos com a precisao de um suspiro.

Eh, Chico eh magico. E, o melhor, estah bem vivo e compondo. As musicas de "Carioca" ainda nao tocam fundo, pq ainda nao carregam consigo a magia de nenhum momento marcante... mas tem a qualidade das antigas, trazem a maturidade do artista e sao melodiosas como a voz de Chico.

(Esse show ainda rende outros posts, mas vamos adiante...)

Hoje de manha eu fui me aventurar em Copacabana. Peguei onibus e desci la. Fui caminhar perto do mar e dei um grito quando senti o gelo da agua nos pes. CREDO!! Que agua fria eh aquelaaaaaa?? Nao pense vc que eh exagero meu nao. A agua eh tao fria que chega a doer!! Olhei pro povo tomando banho naquele mar gelado e fiquei com saudades da linda praia de Boa Viagem, que, embora nao seja tao lendaria, eh mais bonita, na minha opiniao (e mais quente).

Depois, Nara me ligou (Nara eh uma amiga minha de Recife que tb estah aqui). Marcamos de almocar no Barra Shopping. Segue o itinerario ateh conseguir almocar...
1- Saio da praia
2- Ando pelo calcadao
3- Ando mais pelo calcadao
4- Desisto da ideia de ir andando pela praia ateh chegar em Botafogo, pq tinha um ENORME morro no meio
5- Volto pelo calcadao
6- Pego um onibus (nao sei o numero, mas era GAVEA - com acento no primeiro A)
7- Percebo que o onibus estava indo pela mesma rua pela qual eu havia chegado ("num sei o que" Barata)
8- Desco do onibus
9- Peco informacao a um cara numa banca de revista. Ele eh grosso comigo (acho que n curtiu meu sotaque)
10- Continuo andando
11- Encontro um guarda. Ele eh simpatico e me manda voltar para Botafogo de metro (subterraneo - maldita falta de acentos)
12- Eu entro no metro e pergunto como chegar em Botafogo. A mulher me manda comprar um bilhente, passar pela catraca e esperar antes da linha amarelo. Eu fico com vontade de mandar ela tomar no **, mas faco o que ela disse
13- Vejo que o metro vai pro sentido contrario. Volto. Pergunto ao guarda e ele me diz que eh aquele metro mesmo
14- Um senhor puxa conversa. Ele disse que jah foi no Recife, mas n gostou pq tinha muito kombeiro. Eu tive vontade de dizer q ele eh uma pessoa limitada... mas ri, simpaticamente e disse q n tinhamos mais kombis... Ah, ele tb n gostou de Porto de Galinhas (eu tb n gosto)
15- O metro chega na estacao Botafogo. Desci com medo de me perder
16- Subo. Ufa! Estou no lugar certo
17- Vou pro albergue tomar banho
18- Peco informacoes ao dono do albergue. Ele me explica em "nordestines" e eu me seguro de novo para nao lhe dizer uns desaforos. Eu ignoro a informacao dele e resolvou me virar...
19- Vou andando para a rua principal, perto da praia
20- Percebo que a alca ("alssa") do sutia tinha soltado. Vou no shopping po-la no lugar
21- Resolvo o problema
22- Peco informacao ao guarda. Ele n sabia como ir para a Barra. Presumo que n more na Rocinha (que fica no meio do caminho)
23- Peco informacao a um fiscal. Ele me manda pegar o 179 (Alvorada)
24- Eu pego o onibus. Pago dois reais
25- A Barra eh mais longe do que eu pude cogitar. Muito mais longe meeeesmo. Bota o trajeto OLINDA-CANDEIAS no bolso...
26- Entro num tunel. O tunel parecia nao ter fim. Quando acaba, vejo a ENORME Rocinha. Recife caberia dentro da Rocinha.
27- Nara me liga. Eu digo que achava estar chegando.
28- Passo na frente de uns condominio chiquerrimos na Barra. Cogitei, um dia, ter uma casa ali... eh lindo!
29- Vejo um shopping. Pergunto a cobradora se era o Barra Shopping. Ela diz que sim, e que o onibus ia dar a volta.
30- Desco no Barra Shopping, que estava com as lojas fechadas.
31- Encontro Nara na frente das Lojas Americanas
32- Vamos almocar
(ah, sim... compramos o ingresso do show do BARAO VERMELHO) OBA!!!

UFA!

Amanha vou ao arquivo publico, afinal, vim aqui para estudar. Vou cascavilhar coisas de Cazuza em jornais velhos! Oba de novo!!!
Ao meio dia vai ter um passeio na floresta da Tijuca. Oba mais uma vez!!!

RECADINHOS

Bruno > Vc ia adorar o show de Chico! Vamos nos organizar para ir aih em Recife!
Luquinhas > Eu nao conto mesmo qm eh. Eu lembrei de tu no show, menino... (ps. EU TB DAVA!!!)
Belisa > Vc eh mt chique! Se organize, vc merece conhecer o Rio, criatura! Estou sentindo sua falta!
Lipe > Continuo odiando barras de ceral...
Vitoco > Seboseira, era p vc ter vindo!!

Tacy e Tati > E a queima da Lapinha?? Recebi a msg de vcs, mas soh vi 2h depois... kkkkkk. Deve ter sido mt legal mesmo!! Nao, eu n fui em baile funk, mas tem um amigo meu que quer me levar pra um evento BEM CARIOCA (temo pela minha integridade)!

4 comentários:

Brunoro disse...

Depois me conte com maior riqueza de detalhes o espetáculo q Chico deu.
E a terra do cemitério?
Foi ao Maraca?
Bebeu água do mar de Copacabana?
Pegou ônibus errado?
Simulou afogamento na praia para sair nos jornais locais?

Anônimo disse...

Meu Jisus Cristinho.....quanta coisa junta! Bem, a Queima da Lapinha foi ótima....ótima para ter ficado em casa .Já pegou meu autógrafo?
bjus e juízo

Anônimo disse...

Naziiii, o Antão voltou!! kkkkkk foi logo desfragmentando o computador hehe :p

Não tomasse banho naquele marzão não?? Volte lá e tome. Ah, tem que registrar esse momento.

Esse evento carioca também merece uma foto. Mas o baile funk ainda continua valendo viu?!

Agora imagina Renatinha fazendo todo esse seu percurso! Ônibus, andar, metrô hahahah ela ia sentar no meio-fio, começar a chorar e ligar pra mãe dela. Certeza! rss (como estou má).

E os seus coleguinhas de quarto?

Simm, a Queima da Lapinha foi um saco. Queria sair correndo dali. Ainda choveu (mas não estava escovada :p)

SAUDADE!
Bjoooo

Anônimo disse...

Acesso eu,INOCENTEMENTE, o blog para conferir como a nossa querida mamute nazi está se saindo pelas bandas cariocas, e me deparo com uma calúnia estampada na página. Alowww, será que alguém acreditou no que a Sra. Tatiane Ebrahim registrou sobre a minha pessoa altamente desenrolada e, não se esqueçam, cara de pau? HUnf [:P]

Notaro, se vc não for num baile funk, eu não sei o que faço contigo! Fala sério,né? Se joga, menina!
Saudades já...