quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

As pantufas do Museu Imperial

Aproveitando o bom tempo que tem feito em terras cariocas, fui para Petropolis. Nao sei exatamente a distancia, mas eh tal qual o pedaco de chao que separa Recife de Joao Pessoa, para vcs terem uma ideia.
Eh a cidade imperial, que abriga aquele museu conhecido, que fica na casa onde moraram Dom Pedro I, II, a princesa Isabel, o Conde D'eu (marido dela), Tereza Cristina e toda essa galera da monarquia brasileira, importada diretamente de terras lusitanas.
O chao eh lustradissimo, gracas as pantufas que todos os visitantes devem encaixar nos sapatos, para nao fazer riscos plebeus no chao real.
Lah, alem de tapetes e quadros, instrumentos musicais (inclusive um tipo de piano que eh unico no mundo e perteceu a Imperatriz Tereza Cristina), tinha o berco de dois principes que morreram ainda pequenos (eu adorei os bercinhos, super "reais"), joias, camafeus, prataria, porcelanas, espelhos... ladrilhos...
Ahhhh, e, claro, a coroa de Dom Pedro II, toda de outro, perolas e esmeraldas, e a pena com a qual a princesa Isabel assinou a Lei Aurea.
Um lugar, sem duvidas, magico. Eu ficava olhando e imaginando como estaria aquele lugar na epoca em que era ocupado pela familia Real. Os quartos de dormir, cozinha e banheiros tb estao em seu estado original.

Depois, ainda em Petropolis, fui na Casa de Santos Dumont. Idealizada e construida por ele. Lah tem objetos pessoais, cartas, chapeus e a bandeira do Brasil que ele levava em seus triunfos.

Mais distante do centro da cidade, o Palacio de Cristal, que foi construido pela Princesa Isabel e o Conde D'Eu. Foi reinaugurado no segundo governo de Fernando Henrique. Me disseram que serve para recitais e outros tipos de apresentacoes culturais. Confesso que nao achei muita graca.

Hoje eu fui de novo a Niteroi, tentar conhecer o Museu da Imprensa Brasileira, unico no pais. Adivinhem? Estava FECHADO! Eu fiquei com tanta raiva que xinguei todos dos antepassados, de Gutemberg a Roberto Marinho, passando por Assis Chateaubriand!
O, RACA SAFADA ESSA!!
Hunf!

Para ninguem dizer que eu soh vivo em museus, hj a noite eu fui no ensaio da Unidos da Tijuca. Sambao bom!
E que fique registrado... eu NAO vou em baile funk!

Amanha, em caso de sol, irei na praia de Ipanema!

Tah tocando forro aqui agora... bateu saudades de casa!

Cheiro pra todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

saudadeeeee

Anônimo disse...

Muita saudade.
Vc volta quando???
Bjooo

**Besta, vc ia adorar o baile funk hahaha